Esqueceu a senha?
Convide um amigo
Atendimento a você
CapaAlimentaçãoFitnessEstilo & BelezaSaúdeCasos de Sucesso

  
Saúde
Receba gratuitamente a matéria por e-mail
fechar
Seu Nome: Seu E-mail:  
Envie essa matéria por e-mail
fechar
Nome de quem irá receber: E-mail:  
Café pode diminuir risco de cirrose alcoólica
Correio do Brasil / Saúde

Um estudo americano com mais de 125 mil homens e mulheres feito ao longo de 20 anos descobriu que o risco de cirrose alcoólica diminui a cada xícara de café bebida por dia.

O estudo liderado pelo Dr. Arthur Klatsky para a Divisão de Pesquisa da Kaiser Permanente foi publicado pela revista médica Archives of Internal Medicine.

Foi descoberto que beber menos de uma xícara de café por dia reduz o risco de cirrose alcoólica em 30%; de uma a três xícaras em 40%; e quatro ou mais xícaras em 80%.

Houve também uma redução não-significativa no aparecimento de outros tipos de cirrose - não associadas com álcool - em pacientes que bebiam café.

Risco reduzido

Os pesquisadores da Califórnia analisaram o histórico médico de pacientes que fizeram exames voluntariamente entre 1978 e 1985.

Em 2001, 330 destas pessoas foram diagnosticadas com cirrose hepática, das quais 199 tinham cirrose causada por bebidas alcoólicas.

Para analisar os danos ao fígado, a equipe de pesquisadores mediu a quantidade de certas enzimas no sangue. Como esperado, o nível de enzimas era muito mais alto nas pessoas que bebiam grandes quantidades de álcool.

No entanto, aqueles que bebiam álcool e café tinham níveis mais baixos do que os que não ingeriam café.

Os pesquisadores disseram que ainda não têm certeza de que a cafeína é responsável pelo resultado, já que estudos mostraram que o chá não foi associado à redução do risco de cirrose.

A identificação da substância responsável abriria caminho para a produção de um remédio capaz de prevenir a doença e poderia ajudar a aumentar o conhecimento sobre o funcionamento das doenças de fígado.

Os efeitos do álcool

- Mesmo que o café funcione como proteção, a primeira medida para a redução da cirrose alcoólica é evitar beber álcool em grandes quantidades - afirmou na publicação o Dr. Arthur Klatsky.

- A pesquisa sugere que a ingestão de café pode explicar as variações no risco de cirrose em consumidores de álcool. Os estudos sobre a interação café-etanol têm fundamentos sólidos, mas devemos ter em mente que o café pode ser apenas um de vários moduladores de risco para a cirrose - diz ele.


 
 
Matérias Relacionadas
cuidado com o excesso de cafeína na alimentaçãoCuidado com o excesso de cafeína na alimentação
café- mocinho ou bandido?Café- mocinho ou bandido?
falta de sono 'afeta dois terços das mulheres'Falta de sono 'afeta dois terços das mulheres'
overdose de café leva garota inglesa ao hospitalOverdose de café leva garota inglesa ao hospital
cafeína pode atrasar deterioração mental em idosas, diz estudoCafeína pode atrasar deterioração mental em idosas, diz estudo
álcool aumenta risco de câncer de mama, diz estudoÁlcool aumenta risco de câncer de mama, diz estudo
 

ATENÇÃO!


A dieta proposta pelo Ondiet é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Ondiet - Todos os direitos reservados Política de privacidade