Suplementos com vitamina C podem reduzir substancialmente a eficácia de medicamentos para combater o câncer, sugeriu uma pesquisa norte-americana.
Os pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, testaram em laboratórios vários medicamentos usados em quimioterapia em células cancerosas tratadas previamente com uma forma de vitamina C (DHA, ácido dehidroascórbico).
Eles verificaram que os remédios mataram de 30% a 70% menos células de câncer em comparação a células do mesmo tipo com vitamina C. A variação percentual dependia do tipo de droga testado.
Depois, os cientistas buscaram uma confirmação dos resultados implantando células cancerosas humanas em ratos de laboratório.
Embora a quimioterapia mantivesse tumores não tratados sob controle, os tumores cresceram mais rapidamente quando as células haviam sido tratadas antes com vitamina C.
A pesquisa foi divulgada na revista Cancer Research, da Associação Americana de Pesquisa do Câncer (AACR, em inglês).