Uma
pesquisa realizada por especialistas norte-americanos sugere que o consumo de
vitaminas A e E não reduz os riscos de câncer.
Ambas as
vitaminas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes, que bloqueiam o
efeito danoso dos radicais livres, protegendo o organismo contra tumores.
O estudo
envolveu 14.641 médicos com 50 anos de idade ou mais, incluindo 1.274 que
estavam com câncer antes da pesquisa começar, ou que tenham desenvolvido a
doença durante a pesquisa, em 1997.
Os
voluntários foram acompanhados ao longo de 10 anos durante os quais tomaram
suplementos de vitamina C, E, além de comprimidos placebo.
Após oito
anos, foram registrados 1.929 casos de câncer, incluindo 1.013 casos de câncer
de próstata, que, segundo estudos anteriores, poderiam ser prevenidos com
vitamina E.